domingo, 19 de agosto de 2012

Revisão de historia


Revisão de História:

União Ibérica (1580 a 1640)

A união ibérica foi quando Dom Sebastião que era rei de Portugal acabou morrendo no norte da África aos 24 anos e como ele não tinha filhos o trono ficou para o sucessor homem mais próximo que era o seu tio-avô Cardeal dom Henrique, mas ele faleceu logo em seguida em 1580, deixando assim Portugal sem rei e Felipe II que era rei da Espanha após travar uma batalha contra Portugal acaba assumindo o poder.
Após Felipe II assumir o poder de Portugal, a Espanha passou a controlar as colônias portuguesas, mas apesar disso a administração colonial não sofreu alterações.

Consequências:

-A Holanda foi colônia da Espanha.
-Em 1581 tornou-se uma republica.
-Bloqueio econômico-embargo comercial.
-Os Holandeses fundaram a companhia dos Índios Ocidentais.

O governo português.

Família Real no Brasil(1808):

            O Brasil passou a ser sede do império português, após a França decretar o bloqueio continental (a França impedia quaisquer pais da Europa a comercializar com a Inglaterra), e se  o país continuasse comprando produtos da Inglaterra a França iria invadir o seu território, mas como Portugal era o principal comprador da Inglaterra o rei (Dom João VI)que era muito medroso decidiu continuar comercializando com os ingleses, mas ele e toda a corte portuguesa  vieram fugidos para o Brasil e seus navios foram escoltados pela guarda inglesa.
Após  os portugueses chegarem ao Brasil o Rio de Janeiro se tornou a sede do governo português.
Inglaterra e Portugal:

Carta Regia(1808)-A carta regia permitia a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas de Portugal”, ou seja, liberada a importação de mercadorias transportadas em navios portugueses ou “amigos da coroa” no caso em especial a Inglaterra.

Tratados (1810)

Tratado de Aliança e Amizade – gradual extinção do trafico negreiro.
Tratado de comercio e navegação
- Nomeação de juízes ingleses para julgar os britânicos que viviam no Brasil.
-Liberdade Religiosa
-Cobrança de taxas alfandegárias. ->
15% Mercadoria Inglesa
16% Mercadoria Portuguesa
24% Mercadoria para os demais
Descontentes:
-Elite luso-brasileira.
-Igreja Católica, pois permitia a liberdade religiosa.
 -Comerciantes, pois permitia a entrada de mercadorias de outros lugares.
-Proprietários escravocratas, pois começou a gradual extinção do trafico negreiro.

Reino Unido a Portugal e  Algarves(1815):

Em 1815, durante o Congresso de Viena, Dom  João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil a mesma classificação de Portugal e aumentando a independência administrativa brasileira. Representantes brasileiros foram eleitos para os Tribunais Constitucional Portugueses. Em 1816, com a morte da rainha Maria, João VI foi coroado Rei de Portugal e do Brasil, no Rio de Janeiro.

Datas importantes:
1580- União ibérica.
1808- Carta Regia.
1810- Tratados.
1822- Independência.
1888- Lei áurea.

Realizações feitas por Dom João VI:

-Escola Medico- cirúrgica da Bahia e do Rio de Janeiro.
-Academia Real de Belas Artes- Rio de Janeiro
-Biblioteca Real
-Banco do Brasil
-Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Nassau :


Para administrar as novas posses, a Companhia das Índias Ocidentais enviou para o Brasil o conde João Maurício de Nassau-Siegen, militar culto. Ele ocupou durante o período em que esteve no Brasil, o cargo de governador-geral e era assessorado por três membros da Companhia das Índias Ocidentais.
Já no início de sua administração, Nassau procurou, simultaneamente, consolidar a posição militar das posses holandesas e garantir o fornecimento de escravos. O primeiro objetivo foi atingido com a fundação de um forte nas margens do rio São Francisco. O segundo se efetivou com a tomada de importantes regiões fornecedoras de escravos na África. Mantendo um bom relacionamento com os senhores de engenho, Nassau deu créditos para a reativação da produção do açúcar. Rapidamente, o fornecimento foi restabelecido e a Holanda voltou a distribuir o produto na Europa.
A acumulação de riquezas da Companhia das Índias Ocidentais refletia-se na administração e na reconstrução de Recife, a capital do Brasil holandês. Nassau teve a habilidade de convidar alguns senhores de engenho para participar da administração.  Não lhes deu cargos importantes, mas não ignorava suas reivindicações. Manteve sempre uma tolerância religiosa, sem obrigar os colonos luso-brasileiros a converterem-se ao protestantismo dos holandeses.
Procurando compreender o Brasil, o calvinista intelectual João Maurício de Nassau mandou vir da Holanda 46 estudiosos, pintores e cientistas para estudar e registrar as características da terra. Nassau teve a curiosidade despertada pela rica fauna e pelas belezas naturais da região. Os holandeses foram pioneiros nesse tipo de estudo sobre o Brasil.


Em 1644 , Nassau saio do cargo de governador geral.


Invasões estrangeiras ( Bahia e Pernambuco): 
Desde o começo da implantação da empresa açucareira no Brasil, Portugal dependia do financiamento e da ajuda técnica da Holanda para a produção e a comercialização do produto. Quando a Espanha dominou Portugal, a Holanda foi afastada dos negócios açucareiros.  Para os holandeses a solução foi tentar apoderar-se diretamente das fontes produtoras do açúcar.
Quando a Holanda se tornou independente da Espanha, a alta burguesia holandesa criou, com a ajuda do Estado, a Companhia das Índias Orientais. Essa companhia tinha por objetivo a conquista de entrepostos na África e na Ásia, pertencentes a Portugal ou à Espanha. Com isso os holandeses assumiram o controle do comércio de produtos orientais e de escravos.
Para controlar a produção e comercialização do açúcar era necessário ocupar e se apoderar de partes do território colonial brasileiro onde ele era produzido. Desse modo, contando com uma frota composta de 26 navios e 500 canhões, os holandeses iniciaram sua primeira invasão do Brasil em 1624. Atacaram a cidade de Salvador, na época o centro administrativo da colônia. Mas, um ano após terem chegado, foram expulsos, sem grandes dificuldades.
Uma segunda tentativa de invasão se deu em 1630, dessa vez em Pernambuco. Os holandeses conseguiram conquistar as vilas de Olinda e Recife. Houve combates, mas os invasores holandeses resistiram e estabeleceram o controle de uma extensa parte do litoral brasileiro que ia do Sergipe ao Maranhão. A Companhia das Índias Ocidentais nomeou um governador para administrar o domínio recém conquistado, que ficou conhecido como o Brasil-holandês.

Expulsão dos Holandeses:
O mês de dezembro de 1640 trouxe uma mudança na política portuguesa que teve influência direta na vida da colônia: o domínio espanhol chegou ao fim com a subida de D. João VI ao trono português, dando início à dinastia Bragança em Portugal.
Em junho de 1641, Portugal e Holanda assinaram uma trégua de dez anos, restaurando as tradicionais boas relações entre os dois países. 
Anos após a conquista holandesa sobre Pernambuco, em 1645, aconteceu a Insurreição pernambucana, na qual os habitantes da colônia lutaram para expulsar os holandeses.Depois de várias derrotas os holandeses renderam-se em 1654.

Conjuração Mineira:
A população mineira, descontente com o excessos de  cobrança de Portugal, criou a inconfidência mineira. Ela foi liderada pela a elite mineira (o único representante pobre foi Tiradentes), que estavam inspirados pelos ideia de liberdade.
 O movimento tinha o objetivo de estabelecer pensão as famílias numerosas, criar uma universidade, incentivar manufaturas ,criar uma bandeira própria e libertar o Brasil de Portugal, criando uma república.
O movimento aconteceria no dia da Derrama ( cobrança geral de impostos).
O fim do movimento, deu-se através da denúncia de Joaquim Silvério do Reis.Em consequência da denúncia Tiradentes foi o único condenado à forca.

Conjuração Baiana:
A conjuração Baiana, foi um movimento realizado por pessoas de caráter popular (Artesãos, alfaiates,soldados,trabalhadores negros,mulatos e alguns escravos).
O movimento aconteceu, devido a transferência da capital do Salvador para o Rio de Janeiro.
Os objetivos do movimento eram se tornar uma república, abolir a escravidão e eles reivindicaram reformas contra as injustiças sociais e raciais da época. 
Em 1798, apareceram nas paredes das casas, igrejas ,etc, panfletos "República Baiense".
O movimento foi denunciado e Cipriano Barata foi absolvido, Lucas Dantas, Luís Gonzaga, João de Deus e Manuel Faustino foram condenados à forca.

Diferenças entre as conjurações :
  A conjuração Mineira foi liderada pela elite e a baiana por pessoas de caráter popular.A conjuração mineira aconteceu por causa dos excessos ce cobrança de Portugal e a baiana por causa da transferência de capital.A conjuração baiana tem como um dos objetivos abolir a escravidão e a mineira não.

Semelhanças entre as conjurações:
As duas foram denunciadas.As duas tiveram o fim delas com o enforcamento de alguns dos participantes.As duas estavam contra o governo e ambas queriam ser uma república.






Nenhum comentário:

Postar um comentário