sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Revisão de geografia:

CASO DA CHINA


Apesar de pertencer a APEC (Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), a China ganha uma posição de destaque especial no atual contexto da economia mundial, ocupando em 2011 o segundo lugar no ranking  econômicos dos países mundiais, apresentando níveis de crescimento econômico bastante elevados em relação ao desempenho e crescimento dos demais países (Japão, Estados Unidos, Taiwan, Alemanha, França, Itália,...).


Ocupa o 2° lugar no ranking das economias mundiais, os processos que promoveram o desenvolvimento e o crescimento do país continuam complexos.

"Existem diferentes Chinas num mesmo país". Por que tal afirmação está certa? Porque existe hoje, em alguns lugares da China, uma China modernizada, e que junto a China tradicional, causa conflitos e tensões. Essa modernização é devido a entrada de empresas transnacionais na China.

Em 1982, o governo chinês em seu plano de modernização, criou as primeiras ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), nos anos 1990 foram criadas as ZDTE (Zonas de Desenvolvimento Técnico e Econômico), favorecendo a especialização do território com a formação dos chamados tecnopolos. Outra característica das ZEEs e ZDTE foi a entrada e a presença maciça (grande quantidade) das transnacionais autorizada pelo governo chinês.

Os tecnopolos estão localizados ao longo da províncias litorâneas, próximo de áreas portuárias de intenso fluxo de mercadorias para a exportação, que favorece e estimula as trocas, interações e ligações  entre as diversas áreas. É possível perceber verticalização, adensamento populacional, funções administrativas, comerciais, industriais, financeiras, residenciais e outras.

Hoje a China lidera as exportações mundiais de vestuário, calçados, brinquedos, produtos, eletrônicos e já ameaça o mercado mundial de produtos  químicos, máquinas e equipamentos industriais, softwares e satélites.

A China atual ainda apresenta um conjunto de contradições e contrastes que dificultam encaixa-la numa classificação  específica. Seu sistema econômico atual adapta mecanismo de mercado presente nas economias dos países capitalistas ao seu modelo de socialismo, O governo chinês e o partido comunista continua exercendo forte pressão e controle da economia e do planejamento do crescimento industrial, comercial e financeiro.

Nas áreas rurais, as fazendas coletivas foram distribuídas aos camponeses e foi permitida a produção para o mercado, no entanto, a propriedade e oc controle, sobre as terras ainda pertence ao Estado e aposse pode ser transferida para outro agricultor.

Nas áreas urbanas a propriedade do solo também permanece sob controle do Estado. Ser dono de um imóvel na China é ser proprietário das construções realizadas sobre o solo, podendo apenas adquirir o direito de utilizar por um prazo de 90 anos.

A constituição chinesa afirma que o país é um socialismo de mercado. Economias afirmam que o que existe de fato é o sistema capitalista controlado pelo Estado, e que a economia de mercado ainda é uma contradição frente ao controle estatal.

Outras contradições em relação as suas províncias : Taiwan e Hong Kong -> permanecem como polos capitalistas.

O socialismo teve um sua origem o combate às desigualdades econômicas e sociais produzidas pelo merado e, embora parcela significativa da população chinesa tenha sido beneficiada pelo crescimento econômico, os contrastes e as desigualdades sociais ainda são muito evidentes na China de hoje.

O Estado foi e continua sendo o principal instrumento da modernização que transforma diariamente a China e suas paisagens.

Centro de periferia através de mapas

Atualmente, as economias mundiais se apresentam bastante integradas e extremamente independentes umas das outras, apesar da intensa competitividade e das disputas comerciais e políticas presentes no contexto da globalização.


Dos anos 1950 até hoje, os intercâmbios mundiais multiplicaram-se e também o crescimento do comércio na escala global. Contudo, o crescimento econômico e a " sensação de prosperidade" mundial apresentavam    grandes diferenciações, considerando-se os produtos, as regiões, as empresas e as trocas comerciais envolvidas.



PLACAS TECTÔNICAS 

O Planeta Terra é composto por placas tectônicas, que estão apoiadas sobre um manto, e assim sendo elas, são instáveis e deslocam o que denominamos de deriva continental, ou seja, deriva continental é o deslocamento das placas tectônicas.

 O que são placas tectônicas? Placas tectônicas são divisões da Crosta terrestre

Teoria da placas

Em 1915, Alfred Lothar Wegner, descreve em seu livro " A origem  dos continentes e dos oceanos", a teoria inicial expondo os princípios básicos sobre a história do planeta Terra.

No início da era mesozóica, o planeta Terra começou a se fragmentar e consequentemente deu início a à formação dos continentes com as disposições atuais.

O que aconteceu?

Antigamente (há mais ou menos 200 milhões de anos) existia um único e grande continente chamado Pangéia.  Logo depois a Pangéia começou a se movimentar e acabou-se dividindo em duas partes : Laurásia e Gondwana, que ogo vão gerar:


Laurásia gerou : América do Norte, Ásia e Europa


Gondwana gerou : África, América do Sul, Antártida, Austrália e Índia.


Pesquisas mostram que daqui a uns 250 milhões de anos o Planeta Terra voltará a sua forma original. 


AS PLACAS SE FRAGMENTAM EM FUNÇÃO DA PRESSÃO INTERNA DA TERRA


Instabilidades das placas :


A atividade das correntes de convecção que ocorrem no manto superior ou astenosfera, influenciam na instabilidade das placas.

O que é corrente de convecção? é o movimento que ocorre no interior da Crosta terrestre, que causam instabilidades nas placas.

Consequências dos deslocamentos
As placas ao se deslocarem provocam instabilidades tectônicas, representadas, principalmente pelo:
Vulcanismo e Tectonismo.

As maiores ações vulcânicas da Terra ocorreram no cinturão da gogo do pacífico.


TIPOS DE MOVIMENTOS:

As placas, ao se deslocarem, apresentam três tipos de movimentos, eles são:

* Movimento Convergente : É quando as placas se chocam umas na outras.
Três interações mecânicas diferentes atuam entre as placas com o movimento convergente. Em cada tipo de interação associam-se algumas consequências específicas.

- CONTINENTAL-CONTINENTAL -> Quando a placa mais forte "quebra" a outra, causando cadeias montanhosas continentais, ou uma zona de subducção, isto é área onde ocorre  a entrada do material da litosfera para o manto.

-OCEÂNICA-CONTINENTAL -> Quando a colisão ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, geralmente a placa oceânica (mais densa) mergulha sob a placa continental.Isso pode causar : cinturões vulcânicos, montanhas litorâneas, como os andes, fossas oceânicas, isto é, áreas de maiores profundidades dos oceanos

-OCEÂNICA-OCEÂNICA-> Quando duas placas oceânicas se chocam, isto pode causar: a formação de fossas abissais , ou arcos de ilhas cuja origem se dá a partir do vulcanismo submarino.


A origem das montanhas são devido ao movimento convergente.


* Movimento Divergente: É o movimento de separação de duas placas.

Existem duas interações diferentes entre as placas com o movimento divergente.

- FOSSA TECTÔNICA OU " RIFT VALLEY" -> Quando as placas se afastam, causando a formação de lagos tectônicos ou falhas geológicas

-DORSAL OCEÂNICA OU MONTANHA SUBMARINA -> é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas. Isto pode causar: a formação de uma zona de agregação ,isto é, área onde ocorre a saída de material do manto para a crosta ou a expansão do fundo do mar como na codilheira meso atlântica ou dorsal do atlântica.Principais dorsais oceânicas são: Dorsal do Atlântico e Dorsal do Pacífico.


 A formação da península do sinai está ligada ao movimento divergente entre as placas.


* Movimento Tangencial: É o movimento em que as placas raspam umas na outras. Este movimento também é denominado de FALHA TRANSFORMATE.


Este movimento pode causar instabilidades tectônicas.


É um contato conservativo entre as placas, pois a litosfera não é criada ou destruída durante o movimento.




EXERCÍCIO DE REVISÃO: PLACAS TECTÔNICAS 

I  Observa a foto e responde:

1) Na foto, podemos observar os efeitos de um terremoto. Como esses movimentos podem ocorrer?

Quando as placas tectônicas se movimentam  elas causam instabilidades, e que na maioria das vezes são representadas pelos terremotos. Os terremotos podem ser causados pelo choque das placas (movimento convergente).

II - Marca a resposta correta com X

1) Com relação às principais áreas sísmicas da Terra podemos afirmar que:

(  ) Possuem relevo de altitudes baixas sem relação com as placas tectônicas.
(  ) Apresentam baixas altitudes, visto que são dobramentos formados pelo afastamento de placas tectônicas.
(x ) Coincidem com os dobramentos modernos sujeitos ao vulcanismo ativo e intensos terremotos em áreas de contato entre as placas tectônicas.

2) A principal prova ou argumento a favor da Deriva Continental é:

(  ) A existência de cangurus na Austrália e não os restantes continentes do globo.
(x ) A morfologia de contornos dos continentes que indica que eles já estiveram juntos.
(  ) A existência de montanhas em diferentes continentes.

3) As placas tectônicas são constituídas , principalmente:

(  ) Pelo núcleo terrestre e parte superior do manto.
(  ) Pelo manto e parte superior do manto.
(x ) Por crosta terrestre oceânica e continental.

4) O que permite o deslocamento das placas tectônicas:

(  ) é a existência de terremotos.
(x ) é a existência do manto composto  por minerais em estado pastoso  elevado a altíssimas temperaturas.
(  ) é a existência de placas rígidas de litosfera.

III - Assinale com X a opção que contém a afirmativa correta:

1) A estrutura geológica, os tipos de rochas e de solos e a morfologia do relevo devem ser levados em conta na organização do espaço, pois estão relacionados com a (o):

I - ocorrência ou não de fenômenos como o vulcanismo e terremotos.
II- ocupação e distribuição geográfica da população.
III- traçado e implantação de rodovias e ferrovias

(  ) apenas I          (  ) apenas II e III.          (  )  apenas I e III       (  ) apenas II          (x) todas

IV - Analisa o mapa a seguir que destaca a intensa atividade dos terremotos e marca com X a resposta correta :

1) A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com:

(  ) áreas de expansão do assoalho oceânico.
(  ) dorsais oceânicas.
(  ) limites divergentes (afastamento) (<- ->)
( x ) zonas de colisão (choque) ( -> <-)

V- Coloca (C) para as alternativas corretas e (E) para as alternativas erradas, corrigindo as alternativas erradas:

1. ( E) O núcleo é a camada intermediária do nosso planeta.
2. ( C) O manto é formado por um material quente e pastoso chamado magma.
3. ( E) As três camadas da Terra são: solo, subsolo e rocha base.
4. (C) As rochas são formadas pelos minerais que compõem a litosfera.
5. ( E) As lavas expelidas pelos vulcões são magma solidificado.

VI - Responde:

1) Por que o Brasil não apresenta vulcanismo e terremotos intensos na atualidade?

Porque está no centro de uma  placa tectônica.

2) Como se chama a placa tectônica sobre a qual nosso país está situado?

Sul- americana

3) O que é Deriva continental?

É  a teoria que explica o deslocamento das placas tectônicas.

4) O que é corrente de convecção?

É o movimento que ocorre no interior da crosta terrestre, que causam instabilidades nas placas.

VII - Observa a foto  abaixo e responde:

1) O que é  e como ocorre o fenômeno observado na foto?

Ocorreu um tsunami, causado pelo choque de duas placas tectônicas (movimento convergente), que fez com que o mar caísse e quando ele subiu, voltou maior e com mais velocidade.

VIII - No texto abaixo, completa os espaços em branco:

A teoria da Deriva Continental foi publicada em 1912, pelo geólogo  e meteorologista alemão _ALFRED  _LOTHAR WEGNER___. De acordo com está teoria há cerca de 250 milhões de anos, todos os continentes se encontravam interligados, juntos, formando um único bloco de terras emersas (continente), denominado _PANGÉIA__, o qual era circundado por um único oceano chamado _PANTALASSA___ ("Mar Total"). A primeira fragmentação desse único continente deu origem a dois grandes continentes : LAURÁSIA, que compreendia as terras da atual América do Norte, Europa e Ásia (exceto a Índia), no hemisfério Norte e GONDWANA, que incluía as terras da América do Sul, África, Austrália, Antártida e a Índia, no hemisfério Sul.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário